Mostrando postagens com marcador Cerveja. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cerveja. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Usos incomuns para a cerveja

Embora a cerveja raramente dure muito tempo aqui em casa, de vez em quando, sobra alguma coisa na geladeira após uma festa ou outra. Quando este evento raro (raro se você gostar de cerveja como eu gosto) acontecer com você, as sobras da cerveja podem ser usadas numa enorme variedade de maneiras, muitas das quais a maioria das pessoas iria jamais pensar. Esta lista deverá ajudar a usar o que sobrou das cerveja de modo incomum porém útil.


Banho de cerveja faz bem pra pele

As propriedades da cerveja são excelentes para a pele, mas cá entre nós, macho que é macho num tem essas frescuras com a pele não. Se você é uma garota que gosta de cuidar da pele e tem uma banheira em casa, tente despejar um pouco de cerveja na água e repare os resultados. Agora cuidado pra não ficar tentada em tomar a água do banho (que coisa nojenta)! Além de fazer bem para a pele, a cerveja também é ótima para o cabelo. As propriedades nutritivas da cerveja deixam seu cabelo bonito, vistoso e brilhante. (Ui!)


Aliviar mal-estar estomacal

Se você tiver um mal-estar estomacal e lentamente beber uma lata de cerveja é possível que consiga certo alívio. O álcool tem um efeito anestésico, o que ajuda a aliviar a dor e não é tão pesada quanto outras bebidas mais alcoolicas. Se você é um amante da cerveja como eu, deve saber que a cerveja também ajuda a melhorar de uma ressaca. Apenas certifique-se de não usar essa manha se você tem uma úlcera ou gastrite, porque aí ao invés de melhorar pode piorar.


Polidor de móveis
Incrivelmente o líquido sagrado também é ótimo para ajudar a polir os móveis de madeira da sua casa. Despeje só um pouco de cerveja em cima do móvel e passe um pano como se estivesse usando qualquer polidor de móveis comum e depois seque com um pano seco. Você ficará surpreso com o resultado brilhante que a cerveja vai dar os móveis!


Marinar carnes

A cerveja também é ótima para usar em marinadas. Não importa o que que tipo de carne você está preparando, serve com quase todos os tipos. É só deixar a carne marinando na cerveja por algumas horas junto com os outros temperos. O bom é que o álcool da cerveja ajuda a amaciar a carne. Uma outra dica para amaciar a carne é usar pedaços de abacaxi. E obviamente você vai degustar o produto final com uma boa cerveja gelada!


Fertilize seu jardim

Mais uma dica para seu jardim: use cerveja para ajudar a fertilizar a terra. A levedura e os outros componentes contidos na cerveja são ótimos para as plantas. Só preste atenção se seus convidados não usaram as latas de cerveja como cinzeiro, porque a nicotina pode ser muito prejudicial para a maioria das plantas.


Se livre das abelhas

Além de nós bebedores, a cerveja também atrai abelhas. Se você está fazendo aquele churrasco no sítio do seu tio e tem um monte dessas pestes te enchendo o saco é só colocar umas latas com um pouco de cerveja longe de onde o pessoal está. As abelhas serão atraídas pela cerveja e te deixarão em paz.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Beerware. Isso existe? Sim!

Maddog, o guru do código abertoTodos vocês devem conhecer os tipos mais comuns de licença para uso de softwares. Vai dizer que nunca se deparou com o termo shareware ou o termo freeware? Tempos atrás eu fiz um post sobre jogos abandonware que também é um tipo dessas licenças. Bom, mas se você não entende nada disso e achou que shareware é um tipo novo de tupperware eu explico:

Shareware: é um programa de computador que disponibilizado gratuitamente na internet, porém com algumas limitações. O usuário só tem acesso as funcionalidades completas do programa se pagar para registrá-lo.

Freeware: é um programa disponiblizado gratuitamente, com todas as suas funcionalidades, porém não se trata de um software livre por não ter o código aberto e por vezes ter algumas restrinções para uso comercial ou redistribuição não autorizada.

Existem inúmeros outros tipos de licença para software, mas esses dois casos acima são os mais comuns. Mas através da dica do Rodrigo Justi descobri que existe um tipo de licença muito peculiar e que aliás me fez apaixonar-se com a idéia.


Trata-se dos programas Beerware. Isso mesmo! "Beer", que significa cerveja em em inglês, como no nome desse blog. E segundo o verbete na Wikipedia (EN) que traduzi porcamente, beerware é:

Beerware é um trocadilho para um software liberado sob uma licença muito descontraída. Fornece ao utilizador final o direito de utilizar determinado programa (ou fazer qualquer outra coisa com o código fonte). Caso o usuário do produto se satisfazer e considerar o software útil, é incentivado a comprar uma cerveja para o autor (ou, em algumas variações, beber uma cerveja em honra do autor). O termo foi inventado por John Bristor em Pensacola, Flórida, em 25 de abril de 1987 e o primeiro software distribuído usando o modelo de licenciamento beerware foi carregado para um número de BBSs em 1987 e 1988. Muitas variações sobre o modelo Beerware foram criados desde então.

Sensacional! Vou virar programador e licenciar todos os meus programas como beerware! (calma pessoal dos códigos, eu tenho noção que é preciso um bom estudo para se tornar um programador e que não é algo de uma hora pra outra, foi apenas uma piada, okay?) Menções honrosas para John Bristor. O Cold Beer Inside aprova esta ideia.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Música para se ouvir no bar #1

E aí macacada, como vão?

As segundas e terças-feiras tendem a ser os dias mais pé-no-saco da semana, não é? O fim de semana acabou de terminar, você tem toda a labuta semanal pela frente até que finalmente chegue sua libertação na sexta novamente. Mas isso não acontece se você é leitor do Cold Beer Inside! Pois bem. E nada melhor que música pra começar bem a semana.

Primeiro apresento-lhes, jovens beberrões, os meu amigos da banda Cerva Grátis, que por coincidencia ou não também são beberrões da melhor qualidade. Rock and roll simples, sem frescura e totalmente etílico com um senso de humor muito do caralho, até parece que você está tirando um papo com seus amigos na mesa do bar. Por isso não teria banda melhor para abrir a mais nova sessão do Cold Beer Inside: Música para ouvir no bar!


Como eu mato a cobra e mostro o pinto pau, pra vocês links marotos do Cerva Grátis, pra apreciar sem moderação:

- MySpace - Onde você pode escutar 3 músicas e ficar informado das novidades da banda;
- Fotolog - Um aviso às garotas, não se apaixonem por esses caba fêi pois eles têm namorada;
- Comunidade no Orkut - Os caras e os fãs são gente boa, entrem na comunidade e troque ideia com eles;
- Assista também este documentário que registra a ida do Cerva Grátis à Natal, numa apresentação no DoSol.

Pra quem é das areas, os próximos shows do Cerva Grátis serão:

- 30 de maio em Recife - Pernambuco, na Varanda do Matuto;
- 7 de junho em Sapé - Paraíba, no festival Rock para todas as tribos (com mais 8 bandas);
- 11 de julho aqui em João Pessoa - Paraíba, no Espaço Mundo.

Essa semana estarei me aventurando por outras alternativas bloguísticas e vou gravar em áudio uma entrevista com o Cerva Grátis. Quem quiser mandar alguma pergunta pros caras é só deixar aí nos comentários que vou escolher as melhores e incluir na entrevista.

Outra dica esperta que deixo pra vocês é o site Reverb Brasil. Pra quem curte surf music este é O SITE! Além de agregar notícias e informações sobre as bandas de surf music brazucas, ainda disponibiliza um acervo de discos completos para download, é só clicar e baixar, sem embromação.

Pois bem, escute o Cerva Grátis, baixe discos no Reverb Brasil, encha seu iPod ou mp3 player de música boa e seja feliz! Ah, não se esqueça de mandar perguntas pra entrevista e participar do Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Então clica aqui!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cervejas: Conhecendo a Devassa

Demorei pra cacete, mas enfim a análise de cerveja que havia prometido.

Agora de tarde meu amigo Renan deu uma passada aqui e resolvemos comprar umas cervejas para analisar e o resultado tá aí. Lembrando que estou longe de ser um degustador profissional, sou apenas um cara que gosta de beber cerva.

Tinha lido outro dia no Papo de Bêbado, um post sobre a péssima qualidade das cervejas nacionais, comparadas às importadas. Estamos falando das mais populares, das grandes cervejarias: Skol, Brahma, Antarctica, Nova Schin, Kaiser... Mas a luz no fim do túnel existe, são as microcervejarias nacionais que de um tempo pra cá estão até conseguindo certo destaque nas prateleiras da seção de bebidas dos supermercados.

Inspirados por esse post, resolvemos tirar nossas próprias conclusões à respeito, e convenhamos, não posso considerar isso uma das tarefas mais difíceis de se fazer, já que o assunto é cerveja. E como dá pra perceber nós amamos cerveja.

Fomos ao supermercado e procuramos uns nomes já conhecidos por nós: indicação de amigos, de fóruns e do próprio Papo de Bêbado. Procuramos não buscar por cervejas mais exóticas, até para termos um referencial de comparação com as marcas nacionais que costumamos beber, que são na sua imensa maioria cervejas do tipo Pilsen. Optamos pela cerveja Devassa e compramos um garrafinha do tipo Lager e uma do tipo Ale.


A primeira coisa à se observar é que realmente não tem como ignorar o visual da garrafa. No rótulo bem estiloso com um estilo meio retrô, o desenho de uma mulher meio pin-up tupiniquim. Disso já ganhou nossa simpatia. A Devassa lager foi batizada como "Loura" e a Ale, que tem coloração mais avermelhada, tem nome de "Ruiva", outra sacada genial.

Depois das primeiras impressões fomos ao que interessa, degustar as danadinhas. Abrimos primeiro a Ruiva e ao derramar o conteúdo no copo percebemos além da cor avermelhada, uma espuma cremosa e bem bonita. Nesse ponto percebemos que o aroma dela é bem diferenciado. Não tem cheiro do seu tio que bebeu Skol a tarde toda naquele churrasco de família, é um cheiro bem mais suave. De leve dá pra ter uma ideia do sabor através do aroma e isso já nos deixou com água na boca.

Tomando os primeiros goles, uma diferença notável ao que a gente está acostumado a sentir nas outras cervejas. Um sabor bem mais forte e apurado, com um amargor mais proeminente, mas um sabor amargo agradável e dentro do limite. Não tem um amargo chato como a Brahma, por exemplo. Mesmo tendo um sabor apurado, não deixa de ser refrescante. Aliás, esse ponto foi o mais comentado por Renan. Ele deve ter repetido isso umas 20 vezes! A nossa conclusão é que a Devassa Ruiva é bem equilibrada, por ser refrescante e encorpada ao mesmo tempo, com um sabor muito interessante de se desgustar.

Depois da ruiva nos seduzir, fomos à loirinha. A lager foi mais interessante de ser analisada, por causa da semelhança de paladar em relação ao que somos acostumados. Quando dei o primeiro gole admito que não senti muita diferença, mas prestando atenção no feedback (o gostinho que fica na boca depois do gole), percebi que a Devassa lager tem o seu valor. Ela é bem mais refrescante, leve (não entenda por aguada) e como a ruiva não tem o amargor desagradável. Num segundo gole deu para perceber melhor o sabor do malte e também algum traço frutado semelhante ao que encontramos na Bohemia. Resgatei na minha memória o sabor de uma Skol feita com mistura de outros cereais não maltados e notei uma diferença expressiva. Os ingredientes importados de alta qualidade usados na Devassa com certeza absoluta fazem a diferença.

Gostamos pra caramba das duas variedades da Devassa. Se eu tiver num pub inglês e tiver uma Devassa lá, vou dizer com orgulho que essa é do meu país. Representa a qualidade que uma cerveja tem que ter, mas com uma roupagem mais refrescante, típica de uma cerveja para brasileiros.

Acesse o site da Cervejaria Devassa clicando aqui.
E clicando aqui confira uma entrevista no Youtube com Marcelo do Rio, o fundador da Cervejaria Devassa.

Aguardem que nossa aventura através do mundo das cervejas vai continuar! Ficamos bem curiosos e vamos em busca de outras variedades e sabores.

Galera, não esqueça de participar da a nossa campanha por causa muito justa que é o Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Clique aqui!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Uma das maiores tragédias ocorridas numa estrada

Um dia triste. Muito triste. :(

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Por isso que adoro o Google

Entrei agora no blog e me deparo com essa propaganda do Google Adsense:

Não sei se começo a rir ou a chorar.

Mas o meu amigo Renan passou aqui mais cedo me chamando pra tomar umas Stella Artois e dar uma desparecida. No meio do papo sobre a péssima qualidade das cervejas nacionais mais populares tivemos a ideia de comprar umas cervejas interessantes, experimentar e fazer uma análise, que virará uma postagem nesse blog medíocre que o senhor leitor está lendo agora. Talvez faremos isso amanhã, se não der tempo faremos sábado. Aguardem!

PS: Se essa propaganda não mudar logo eu tiro essa porcaria de Adsense.