Mostrando postagens com marcador Geek. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Geek. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de junho de 2009

Beerware. Isso existe? Sim!

Maddog, o guru do código abertoTodos vocês devem conhecer os tipos mais comuns de licença para uso de softwares. Vai dizer que nunca se deparou com o termo shareware ou o termo freeware? Tempos atrás eu fiz um post sobre jogos abandonware que também é um tipo dessas licenças. Bom, mas se você não entende nada disso e achou que shareware é um tipo novo de tupperware eu explico:

Shareware: é um programa de computador que disponibilizado gratuitamente na internet, porém com algumas limitações. O usuário só tem acesso as funcionalidades completas do programa se pagar para registrá-lo.

Freeware: é um programa disponiblizado gratuitamente, com todas as suas funcionalidades, porém não se trata de um software livre por não ter o código aberto e por vezes ter algumas restrinções para uso comercial ou redistribuição não autorizada.

Existem inúmeros outros tipos de licença para software, mas esses dois casos acima são os mais comuns. Mas através da dica do Rodrigo Justi descobri que existe um tipo de licença muito peculiar e que aliás me fez apaixonar-se com a idéia.


Trata-se dos programas Beerware. Isso mesmo! "Beer", que significa cerveja em em inglês, como no nome desse blog. E segundo o verbete na Wikipedia (EN) que traduzi porcamente, beerware é:

Beerware é um trocadilho para um software liberado sob uma licença muito descontraída. Fornece ao utilizador final o direito de utilizar determinado programa (ou fazer qualquer outra coisa com o código fonte). Caso o usuário do produto se satisfazer e considerar o software útil, é incentivado a comprar uma cerveja para o autor (ou, em algumas variações, beber uma cerveja em honra do autor). O termo foi inventado por John Bristor em Pensacola, Flórida, em 25 de abril de 1987 e o primeiro software distribuído usando o modelo de licenciamento beerware foi carregado para um número de BBSs em 1987 e 1988. Muitas variações sobre o modelo Beerware foram criados desde então.

Sensacional! Vou virar programador e licenciar todos os meus programas como beerware! (calma pessoal dos códigos, eu tenho noção que é preciso um bom estudo para se tornar um programador e que não é algo de uma hora pra outra, foi apenas uma piada, okay?) Menções honrosas para John Bristor. O Cold Beer Inside aprova esta ideia.

domingo, 14 de junho de 2009

Semi-Geek #1: Bing fail!

Por Vinícius Lira


A bola da vez no mundo dos sistemas de busca é famigerado bing da Microsoft. Anunciado no final do mês do maio, o novo filhote do Bill Gates ainda se encontra na fase beta e, de acordo com a própria empresa, será muito melhor que o finado Live Search.

Apesar da aprovação da comunidade, os algoritmos de busca devem ser influenciados por uma divindade muito sacana... ou apenas os programadores possuem um senso de humor bastante apurado.

Tente fazer isso:

-Acesse o bing.
-Digite “merda”.
-Tecle Enter.


E pra quem pensa que acabou:

Foi descoberta uma utilidade que não existe em nenhum outro buscador. Caso você quisesse pesquisar por “porn” na parte de vídeos e desativasse o filtro de conteúdo adulto, o bing te mostrava diretamente os vídeos como resultado, sem que você precisasse acessar os sites pornográficos (que são quase viveiros de spywares e vírus ). Não bastou muito pra que muita gente se sentisse ofendida e fosse reclamar com a Microsoft e eles corrigissem o (abre aspas) bug (fecha aspas). Apesar de tudo, o que era exibido no site nada mais era do que uma prévia do vídeo, com no máximo 30 segundos ... o que pra alguns já deve ser o bastante.



***


Este foi o primeiro post da Semi-Geek, coluna que abordará assuntos ligados ao mundo nerd/geek/tecnológico escrita pelo meu amigo Vinícius, estudante de Sistemas Para a Internet, pro Cold Beer Inside. Ainda não definimos a periodicidade, mas fiquem ligados que em breve virão mais textos.