Mostrando postagens com marcador Nerd. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nerd. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de junho de 2009

Beerware. Isso existe? Sim!

Maddog, o guru do código abertoTodos vocês devem conhecer os tipos mais comuns de licença para uso de softwares. Vai dizer que nunca se deparou com o termo shareware ou o termo freeware? Tempos atrás eu fiz um post sobre jogos abandonware que também é um tipo dessas licenças. Bom, mas se você não entende nada disso e achou que shareware é um tipo novo de tupperware eu explico:

Shareware: é um programa de computador que disponibilizado gratuitamente na internet, porém com algumas limitações. O usuário só tem acesso as funcionalidades completas do programa se pagar para registrá-lo.

Freeware: é um programa disponiblizado gratuitamente, com todas as suas funcionalidades, porém não se trata de um software livre por não ter o código aberto e por vezes ter algumas restrinções para uso comercial ou redistribuição não autorizada.

Existem inúmeros outros tipos de licença para software, mas esses dois casos acima são os mais comuns. Mas através da dica do Rodrigo Justi descobri que existe um tipo de licença muito peculiar e que aliás me fez apaixonar-se com a idéia.


Trata-se dos programas Beerware. Isso mesmo! "Beer", que significa cerveja em em inglês, como no nome desse blog. E segundo o verbete na Wikipedia (EN) que traduzi porcamente, beerware é:

Beerware é um trocadilho para um software liberado sob uma licença muito descontraída. Fornece ao utilizador final o direito de utilizar determinado programa (ou fazer qualquer outra coisa com o código fonte). Caso o usuário do produto se satisfazer e considerar o software útil, é incentivado a comprar uma cerveja para o autor (ou, em algumas variações, beber uma cerveja em honra do autor). O termo foi inventado por John Bristor em Pensacola, Flórida, em 25 de abril de 1987 e o primeiro software distribuído usando o modelo de licenciamento beerware foi carregado para um número de BBSs em 1987 e 1988. Muitas variações sobre o modelo Beerware foram criados desde então.

Sensacional! Vou virar programador e licenciar todos os meus programas como beerware! (calma pessoal dos códigos, eu tenho noção que é preciso um bom estudo para se tornar um programador e que não é algo de uma hora pra outra, foi apenas uma piada, okay?) Menções honrosas para John Bristor. O Cold Beer Inside aprova esta ideia.

domingo, 14 de junho de 2009

Semi-Geek #1: Bing fail!

Por Vinícius Lira


A bola da vez no mundo dos sistemas de busca é famigerado bing da Microsoft. Anunciado no final do mês do maio, o novo filhote do Bill Gates ainda se encontra na fase beta e, de acordo com a própria empresa, será muito melhor que o finado Live Search.

Apesar da aprovação da comunidade, os algoritmos de busca devem ser influenciados por uma divindade muito sacana... ou apenas os programadores possuem um senso de humor bastante apurado.

Tente fazer isso:

-Acesse o bing.
-Digite “merda”.
-Tecle Enter.


E pra quem pensa que acabou:

Foi descoberta uma utilidade que não existe em nenhum outro buscador. Caso você quisesse pesquisar por “porn” na parte de vídeos e desativasse o filtro de conteúdo adulto, o bing te mostrava diretamente os vídeos como resultado, sem que você precisasse acessar os sites pornográficos (que são quase viveiros de spywares e vírus ). Não bastou muito pra que muita gente se sentisse ofendida e fosse reclamar com a Microsoft e eles corrigissem o (abre aspas) bug (fecha aspas). Apesar de tudo, o que era exibido no site nada mais era do que uma prévia do vídeo, com no máximo 30 segundos ... o que pra alguns já deve ser o bastante.



***


Este foi o primeiro post da Semi-Geek, coluna que abordará assuntos ligados ao mundo nerd/geek/tecnológico escrita pelo meu amigo Vinícius, estudante de Sistemas Para a Internet, pro Cold Beer Inside. Ainda não definimos a periodicidade, mas fiquem ligados que em breve virão mais textos.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Top 5: Românticos não convencionais

Hoje é dia dos namorados. Quem está namorando teve que se preocupar em providenciar o presentinho e mais tarde provavelmente, vai curtir seus momentos bonitinhos e românticos ao lado da(o) amada(o). Pros solteiros resta aproveitar a solteirice num dos dias da semana mais apropriados para isso: a sexta-feira. Sério, o que tem de mulher que vai sair hoje querendo não terminar a noite sozinha num tá no gibi. Aproveitem!

Mudando de assunto, mas nem tanto, o mundo da música sempre abrigou inúmeros românticos não-convencionais. Os caras que expressaram através dos seus dons artísticos sua visão desse sentimento de forma incomum, porém genial.

Meu amigo Pig do novíssimo blog Piguevolution, elaborou esse pequeno top 5 dos maiores românticos não-convencionais da música. A lista ainda serve como ótima pedida para trilha sonora romântica pra curtir esse dia.


5º Lugar: Eddie Vader (Pearl Jam) - Wishlist


Provando que um grunge sujo pode amar, Mr. Eddie Vader canta desejos de ser um homem sempre melhor para sua amada.


4º Lugar: Bob Dylan - I want you


O simples fato de se querer alguém é bastante direto. Não com o Dylan louco de 66, aqui ele tranforma um desejo simples em uma música onírica cheia de viagens e citações obscuras de uma mente perdurbada.


3º Lugar: Ringo Starr (Beatles) - Octupus's Garden


O mais Loser dos Beatles cria um lugar onde poderá ter paz com sua amada. E o lugar é Under The Sea...mais absurdo impossível.


2º Lugar: Graham Coxon (Blur) - You're So Great


Triste, sem sono e bêbado, Graham escreveu a canção de amor mais linda do Brit Pop.


1º Lugar: Syd Barrett - Love You


Sidão Barreto era tudo, menos romântico. É ai que você se engana, o ex- líder do Pink Floyd tem um punhado de canções de amor que fariam até McCartney ficar envergonhado. Em Love You, ele dissolve esse amor todo no ácido e a viagem é curta...mais intensa.

Não esqueça de acessar o Piguevolution! Conteúdo totalmente recomendado pelo Cold Beer Inside.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Stop motion feito com post-it


Achei simplesmente genial!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

New Super Mario Bros e The Beatles Rock Band na E3

Os irmãos Mario estão de volta! Lançaram ontem na E3 o trailer do New Super Mario Bros. pra o Nintendo Wii. Curti pra caramba os gráficos e a trilha sonora, porque não fugiram muito do clássicão do Super Nintendo. A novidade é que agora é possível jogar no modo cooperativo com até 4 jogadores simultaneamente na tela. Sensacional! Confira o trailer e diga o que achou.





Aproveitaram o embalo da E3 e lançaram o trailer de Super Mario Galaxy 2, também pro Wii. Assista o trailer clicando aqui. A minha opinião é que Super Mario Bros. sempre tem que ser 2D, mas até que tá parecendo ser divertido jogar.

Outro lançamento de trailer foi do tão esperado The Beatles - Rock Band, que por sinal foi apresentado únicos Beatles vivos, Paul McCartney e Ringo Starr, ao lado das viúvas de John e George. O jogo vai ser lançado no dia 09/09/09 (WOW!). Curta o trailer:


domingo, 17 de maio de 2009

Jogos que marcaram época

Esse post é dedicado carinhosamente à nerdaiada que lê o Cold Beer Inside!

Eu sou uma pessoa muito nostálgica, lembranças boas sempre mexem muito comigo. Tava por aqui procurando os games que jogava antigamente e achei uma pá de abandonware fácin de baixar! Pera, num sabe o que é abandoware? Eu explico. Abandonware é o termo utilizado pra designar softwares que foram abandonados pelos produtores por não terem mais retorno financeiro para eles, então tais softwares são liberados para quem quiser baixá-los ou copiá-los.

Fiz uma uma pequena lista com os jogos que mais curtia naquela época, com os respectivos links para download.


Hexen II

É um FPS medieval muito doido. Você escolhe pode escolher para seu personagem uma dessas 4 classes: Paladino, Necromancer, Cavaleiro ou Assassino. O visual, apesar de ser um jogo antigo, é bem legal. Você vai se aventurar por masmorras e castelos matando inimigos aos montes. Além da carnificina também tem aquele lance de desvendar enigmas e quebra-cabeças para avançar no jogo.

Baixe o jogo completo clicando aqui. (Link retirado do fórum MGamesBrasil, necessário se cadastrar)

Doom II


Doom também é um jogo de tiro em primeira pessoa. Cara, o nível de sangue e matança desse game me assustou na época que no máximo jogava Super Mario Bros no SNES. Você é um soldado que tem que conter a invasão de uns monstros extraterrestes horríveis. O mais legal do jogo é o arsenal de armas que seu personagem pode usar, tem de pistolinha à canhão de plasma, passando miniguns e shotguns.

Dá pra baixar por aqui.

Duke Nuken 3D

O mais famosos dos jogos de FPS dessa época, ou você já jogou ou pelo menos sabe da existência! O jogo se passa no ano de 2008 e mais uma vez o enredo é em torno de invasão alien. Na época chamou muita atenção porque o Duke fala um monte de de palavrões, paga pra umas putas mostrarem os peitos e usa esteróides. Definitivamente é um cara mau.

Tá esperando o que? Baixa aí.

SimCity 2000


Foi o primeiro jogo de estratégia nesse estilo de simulação que eu joguei. Em SimCity 2000 você tem que planejar, construir e gerenciar uma cidade. Não pense que é fácil, o nível de detalhamento nas opções de infraestrutura das cidades no jogo é bem interessante. É do mesma produtora do famosíssimo The Sims.


Clica aqui e baixa.


Warcraft: Humans & Orcs

Todo mundo conhece as versões mais recentes da série, tem uma pá de gente que joga DotA, mas poucos pegaram o início da coisa. Realmente não tem como comparar Warcraft: Humans & Orcs com o WC III e suas expansões, mas eu tenho por esse jogo um sentimento.



Baixe clicando aqui.


***

Joguei esses games por anos e anos! Aquela época era muito boa, apesar de ser bem mais complicado de arrumar jogos legais. Não tinha essa acessibilidade que existe hoje. Se neguinho quisesse jogar tinha que comprar o jogo original (que geralmente era difícil de chegar uma variedade boa nas lojas de João Pessoa) ou então apelar pra quando saísse nas populares revistas de games da época. Internet banda larga era coisa de outro mundo e achar um amigo que tivesse gravador de CD era uma coisa bem difícil.

Espero que você, leitor, tenha a mesma alegria nostálgica que eu tive ao relembrar desses clássicos!

Agradecimento ao Fórum MGamesBrasil, a maioria dos links são de lá e ainda tem muita coisa boa. É só procurar.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Star Wars Day

Os fãs da série Star Wars comemoram hoje o Star Wars Day. Sabe poque foi escolhido o dia 4 de maio? Devido ao trocadilho "May the 4th" --> "May the force be with you". Essa galera viaja!

Mas enfim, eu também curto pra caralho Star Wars e para não passar em branco a data, relembre um clássico de redublagem no Youtube e dê boas risadas novamente.



Que a força esteja com você, jovem Padawan!