quinta-feira, 18 de junho de 2009

Famosos dublando personagens de filmes e da tv

No começo da semana escrevi uma postagem sobre os atores por trás da fantasia de alguns personagens famosos da TV. Estava eu viajando sobre esse assunto e tive a curiosidade em saber também quem é que faz a voz de um monte de personagem de desenho animado e filme. Daí, como sempre, fui pesquisar e descobri que muitos famosos também se aventuraram nesse negócio de dublagem. Tem famoso dublando de Charlie Brown do Snoopy à Jaspion!


Selton Mello - Charlie Brown na primeira dublagem e Daniel Sam em Karate Kid 2 e 3: Sim, aquela voz lesada do Charlie Brown quem fez foi o Selton Mello! E o que falar do Daniel Sam, o eterno discipulo do Sr. Miyagi e cadeira cativa na Sessão da Tarde? Pois é, voz do Selton Mello.


Danton Mello - Leonardo de Caprio: Já o irmão do Selton dublou o Leonardo de Caprio em quatro filmes. O filme mais famoso é o recordista de bilheteria Titanic.


Lúcio Mauro Filho - Po em Kung Fu Panda: O ator que interpreta o Tuco da Grande Família, dublou o panda lutador, protagonista da animação, e diga-se de passagem, muito bem! Na versão original o personagem foi dublado pelo Jack Black.


Juliana Paes - Tigresa em Kung Fu Panda: A Juliana Paes também participou da dublagem de Kung Fu Panda, mas definitivamente não mandou tão bem quanto o Lúcio Mauro Filho. A morena se dá melhor nas novelas da Globo e na capa da Playboy.

Tadeu Melo - Sid em A Era do Gelo 1 e 2: Juro que a primeira coisa que pensei quando escutei pela primeira vez a versão dublada do filme foi, "mas que porra é essa?", mas logo comecei a achar legal a voz que o ator Tadeu Melo colocou na preguiça pentelha.


Lima Duarte - vários personagens dos desenhos da Hanna-Barbera, como o Manda-Chuva, o Pepe Legal, o Dum-Dum (Tartaruga Touché), entre outros: Morria e num sabia que um dos atores mais famosos dava voz à muitos dos personagens de desenho que marcaram mais minha infância. É assistir o Manda-Chuva no Boomerang e lembrar do Senhorzinho Malta! Haha!


Carlos Takeshi - Jaspion: Se você tem a mesma idade que eu ou mais, deve lembrar do Carlos Takeshi. Ele era um japa que dava aulas no Telecurso 2000. Ele ficou famoso também por apresentar programas pro canal de vendas Shoptime e fez algumas participações em novelas da Globo como O Rei do Gado e A Viagem. Além do Jaspion (clássico!), Takeshi também dublou Hayate Sho/Change Griffon em Changeman, Jackie Chan em Um Kickboxer Muito Louco e Tremi de Sagita Cavaleiros do Zodíaco.


O filme Asterix e os Vikings teve participação o pessoal do Pânico na TV: Rodrigo Scarpa (Repórter Vesgo), Sabrina Sato e Carlos Alberto (Mendigo), que na época ainda trabalhava no programa da RedeTV. Vesgo fez o Asterix e até que a dublagem deu pro gasto, Mendigo fez o Calhambix também numa performace mais ou menos, mas a participação da Sabrina Sato fazendo a voz da Abba é de fazer qualquer um querer dar um tiro na cabeça. Horrível!


Preta Gil - Gambá Stella, os Sem Floresta: Outro exemplo de uma péssima escolha na dublagem. Não gosto dela como cantora, nem apresentadora e como dubladora me decepcionou também.


Extra postagem:

Eu sempre gosto dos filmes do Adam Sandler e aproveitei o embalo para descobrir quem é o dublador que faz a voz dele nos filmes. Descobri que o dublador profissional Alexandre Moreno, que dubla o Adam na maioria dos filmes. Participou também de Bee Movie, em Pinky e Cérebro dublava o Pinky, alguns filmes dublando Antonio Banderas, dentre outras numa lista extensa.


O cara dublou Adam Sandler nos filmes:

Como se fosse a primeira vez
Tratamento de Choque
Golpe Baixo
Zohan - o Agente Bom de Corte, Espanglês
O Rei da Água, Billy Madison - Um Herdeiro Bobalhão
Um Maluco no Golfe
Afinado no Amor
Embriagado de Amor
Little Nicky - Um Diabo Diferente
A Heranca de Mr. Deeds
Eu os Declaro Marido e… Larry
Reine Sobre Mim
Um Faz de Conta que Acontece

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Obama ninja

Ontem durante uma entrevista, uma mosca importunava Barack Obama, presidente dos Estados Unidos. Ele esperou o inseto pousar na sua mão e deu um tapa certeiro. Depois elogiou sua eficiência e ainda perguntou se queriam filmar o inseto morto no carpete.

Veja o vídeo



Além de ser o líder da maior potência mundial, Obama também tem habilidades ninja! Bom trabalho Sr. Miyagi!

Lâmpada diferente

Essa curiosa lâmpada incandescente de bulbo achatado foi desenvolvida pelo designer coreano Joonhuyn Kim. Em comparação a uma lâmpada de bulbo comum ela ocupa apenas 1/3 do volume, reduzindo os custos de embalagem e transporte.



terça-feira, 16 de junho de 2009

Beerware. Isso existe? Sim!

Maddog, o guru do código abertoTodos vocês devem conhecer os tipos mais comuns de licença para uso de softwares. Vai dizer que nunca se deparou com o termo shareware ou o termo freeware? Tempos atrás eu fiz um post sobre jogos abandonware que também é um tipo dessas licenças. Bom, mas se você não entende nada disso e achou que shareware é um tipo novo de tupperware eu explico:

Shareware: é um programa de computador que disponibilizado gratuitamente na internet, porém com algumas limitações. O usuário só tem acesso as funcionalidades completas do programa se pagar para registrá-lo.

Freeware: é um programa disponiblizado gratuitamente, com todas as suas funcionalidades, porém não se trata de um software livre por não ter o código aberto e por vezes ter algumas restrinções para uso comercial ou redistribuição não autorizada.

Existem inúmeros outros tipos de licença para software, mas esses dois casos acima são os mais comuns. Mas através da dica do Rodrigo Justi descobri que existe um tipo de licença muito peculiar e que aliás me fez apaixonar-se com a idéia.


Trata-se dos programas Beerware. Isso mesmo! "Beer", que significa cerveja em em inglês, como no nome desse blog. E segundo o verbete na Wikipedia (EN) que traduzi porcamente, beerware é:

Beerware é um trocadilho para um software liberado sob uma licença muito descontraída. Fornece ao utilizador final o direito de utilizar determinado programa (ou fazer qualquer outra coisa com o código fonte). Caso o usuário do produto se satisfazer e considerar o software útil, é incentivado a comprar uma cerveja para o autor (ou, em algumas variações, beber uma cerveja em honra do autor). O termo foi inventado por John Bristor em Pensacola, Flórida, em 25 de abril de 1987 e o primeiro software distribuído usando o modelo de licenciamento beerware foi carregado para um número de BBSs em 1987 e 1988. Muitas variações sobre o modelo Beerware foram criados desde então.

Sensacional! Vou virar programador e licenciar todos os meus programas como beerware! (calma pessoal dos códigos, eu tenho noção que é preciso um bom estudo para se tornar um programador e que não é algo de uma hora pra outra, foi apenas uma piada, okay?) Menções honrosas para John Bristor. O Cold Beer Inside aprova esta ideia.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Turma do Arrepio de volta às bancas

A editora As Américas acaba de colocar nas bancas a primeira edição de uma nova série com a Turma do Arrepio, os personagens criados na década de 1980 pelo cartunista César Sandoval. Confira a capa ao lado.

Os personagens já foram publicados pela Editora Globo entre 1989 e 1993. Seu criador, César Sandoval, também trabalhou nas séries em quadrinhos dos Trapalhões, da Editora Abril. Em 1997, ganharam também um seriado exibido pela extinta Rede Manchete.

A turma é composta por versões infantis de monstros famosos. Tuty é uma múmia com mania de limpeza e alergia a pó; Medeia é uma bruxinha atrapalhada; Draky um vampiro intelectual que se alimenta do refrigerante Red Cola; Stein, o pequeno Frankenstein é o inventor do grupo; Luby é um lobisomem que tem medo de ser um menino normal; e Belfredo é um morcego travesso.

A Turma do Arrepio #1 tem 36 páginas no formato 15 x 21,7 cm e custa R$ 3,50. A periodicidade será mensal.

Vi no HQ Maniacs.

Alguém se lembra dessa revistinha? Eu cheguei a comprar algumas edições quando era guri, mas sempre preferi a Turma da Mônica. Acho que vou comprar essa primeira edição só pra relembrar os velhos tempos.

Comparação entre corpos celestes

Fiquei embasbacado ao assistir este vídeo que compara o tamanho de vários corpos celestes. Da Lua até a maior estrela conhecida que é Cão Maior. As legendas do vídeo estão em inglês, mas as imagens falam por si.


Incrível!