quinta-feira, 7 de maio de 2009

O que me irrita: Os eco-chatos

No último post falei sobre como os fanáticos religiosos enchem o saco dos ateus. Tem outro grupo que também enche muito o meu saco: os eco-chatos.

Sim, eco-chatos. São assim como os religiosos do post anterior, esses também são fanáticos. São os metidos a ambientalista que esperam o um discuido corriqueiro insignificante em relação à proteção ambiental que você comete e te enchem de frasezinhas feitas sobre o fato. Não sou contra às medidas de preservação do planeta que estão tão em voga atualmente com esse papo todo de aquecimento global e tal que as ONGs ou mesmo militantes independentes pregam (salvo alguns mais sensacionalistas), mas tem gente que é chata mesmo.


É tudo uma questão de bom senso. Eu costumo ir a voltar da universidade andando, não pego ônibus, nem vou de carro. É relativamente perto, o esforço não é tão grande e ainda evita de jogar mais CO2 na atsmofera. Mas não sou um herói do planeta por conta disso, não vou me vangloriar por isso. Por isso não suporto quando chega um desses eco-chatos numa roda de conversa e começa a contar seus "incríveis feitos" com ar de superioridade.

Daí em outra situação você está bêbado feito um gambá, tá pouco se fudendo pra o que o Greenpeace diz e joga uma ponta de cigarro na calçada mesmo porque num tinha nenhum lixeiro por perto. O maldito eco-chato vai lá te encher o saco. Cara, isso é uma situação isolada! Normalmente você jogaria a ponta no lixo, mas de cara cheia quem é que vai atrás de um? Questão de bom senso.

Outro grupinho que é chato pra cacete são os vegans. A maioria, repito a maioria, se acha a última cerveja gelada do Saara. É o grupo que mais se parece com os religiosos fanáticos porque as táticas de conversão são quase as mesmas, só muda o contexto. Respeito a escolha de limitar a sua alimentação à vegetais ou apenas retirar a carne da dieta no caso dos menos radicais, mas exijo o respeito recíproco.

Você tá num churrasco na casa de um amigo, esse amigo levou outros amigos que são vegetarianos, obviamente os vegetarianos arrumam um jeito alternativo de curtir aquele churrasco (já vi até espetinho de vegetais e até que não é ruim). Aí quando você vai dar a primeira dentada naquela picanha suculenta e gordurosa começa o discursinho fajuto. "Ah, mas você sabe o quanto o boi sofreu no abatedouro? O peido da vaca aumenta o aquecimento global. Seja vegan como eu!". Faça-me o favor! Vai encher o saco da mãe.

Nem no mundo virtual você está a salvo dos eco-chatos. É comum você receber spam pelo Orkut, e-mail e agora até pelo Twitter.

Mas admito que isso tudo não me deixa tão irritado quanto o fato de que a maioria dos eco-chatos são meros militantezinhos de Orkut e muitas vezes ridiculamente hipócritas. Com qualquer 5 minutos de discussão sobre o assunto você nota como eles são limitados em embasamento. Ninguém nasce sabendo tudo, mas também é preciso conhecer bem qualquer coisa que você ouse pregar à outros, senão você corre o risco de se passar por idiota, abrindo a boca pra falar um monte de baboseira.

Realmente devemos nos preocupar com o estado atual e futuro do nosso planeta, até porque nós necessitamos dele para sobreviver, mas tenhamos bom senso. Quanto mais ações à favor do meio ambiente melhor, mas não vamos tornar nossa vida uma paranoia constante e encher o saco de todo mundo com discussos fajutos assim.

Vamos protestar e agir, vamos discutir soluções, vamos nos reunir em prol do planeta. Mas não vamos ser extremistas e radicais como alguns.

E você? Qual sua opinião sobre isso? Abram o verbo!

Um comentário:

  1. Anônimo3:34 PM

    Estou extremamente sentida com o seu post :~

    ResponderExcluir